Tradicional X Digital

Hoje em dia, o raciocínio de muita gente em relação ao Marketing Digital passa por um sentimento de que a mídia e o Marketing tradicionais não têm mais vez num mundo extremamente conectado. São muitas implicações e vivências digitais, onde a realidade parece cada vez mais com aqueles filmes antigos de ficção científica.

É claro que muita coisa mudou no Marketing tradicional, afinal, o mundo mudou e as pessoas também mudaram os seus hábitos. Por exemplo, ninguém mais vê TV como antigamente. Em muitas casas, a TV virou um veículo multimídia que serve para streamings de vídeo e áudio ou para jogar videogame. Quase nunca para ver TV mesmo!

E diziam que as TVs por cabos eram uma revolução… imagina agora, quando nada mais parece novidade! Não espanta que as TVs abertas tenham que se esforçar para se reinventar. Claro que isso afeta a publicidade. E olha que eu estou falando apenas de um veículo. Tem ainda muito mais coisa que parece que não é mais como era.

Se a gente levar em conta que o marketing como conhecemos teve início por volta da década de 40, dá pra entender como meios tradicionais aqueles que veiculavam a comunicação da época e que permanecem funcionando até hoje, como o rádio, a TV, jornais, revistas, outdoors e qualquer outro que não dependa da Internet. Afinal, isso não existia naqueles tempos.

Como são meios mais antigos, com várias décadas de existência, todos ainda contam com uma grande base de audiência, acostumada a usá-los como canal de informação quase todos os dias. Isso pode até fazer a diferença para algumas marcas, mas a vontade das empresas parece não ser mais apostar todas as fichas neste tipo de veículo e, consequentemente, neste tipo de marketing.

Já o marketing digital nasceu junto com a internet e depende única e exclusivamente dela para existir. Seguindo a evolução da tecnologia e das linguagens de programação, esse tipo de marketing nasceu com os primeiros sites, mas hoje já pode ser feito através de blogs, podcasts, streaming de vídeos, redes sociais, aplicativos, redes de painéis eletrônicos etc.

E como cada acesso a esses meios conta uma espécie de “identidade digital”, o famoso IP, saber ao certo o número de acessos e até de onde eles vieram, com base em uma campanha, é algo bastante simples nesses meios. Coisa bem diferente de quando você investe em Marketing tradicional.

Quem coloca um anúncio para ser veiculado em horário nobre na TV, por exemplo, conta com um número mínimo de pessoas, que pode assistir àquele comercial. Mas como saber quem realmente assistiu ao seu anúncio? Como saber quantas pessoas estavam na sala e se levantaram para ir à cozinha ou ao banheiro, justamente no momento da propaganda? Isso não é nada fácil! Diria até que é impossível!

A menos que seja feita uma pesquisa posterior à transmissão daquele comercial, saber de forma exata qual foi o impacto causado por aquele investimento é algo bastante complicado. Já com o Marketing Digital é bem diferente!

Por causa da facilidade de contabilizar os acessos à uma mensagem, também é mais fácil fazer o cálculo do retorno do investimento aplicado no meio digital. Principalmente quando a compra de um produto ou serviço também é feita virtualmente, como acontece no caso dos e-commerces.

Para aqueles que contam com uma verba mais alta de investimento em marketing, usar os meios on e offline também pode render, além do aumento do alcance da mensagem.

É claro que você precisa conhecer muito bem o seu produto. Pode ser que, para o que você esteja oferecendo, seja melhor apostar no Marketing e nos veículos tradicionais. Não se trata, obviamente, em afirmar que o digital é melhor do que o tradicional, mas hoje existe uma tendência muito clara de se achar que só há dinheiro e retorno no digital.

Isso não é verdade, mas ter um negócio totalmente fora da Internet também já não é mais possível! As pessoas não usam mais as páginas amarelas e nem os jornais de domingo para procurar serviços, empresas e profissionais. Elas vão ao Google! Então, uma existência fora do virtual pode significar uma não-existência!

Talvez, antes de condenar o Marketing tradicional, seja melhor analisar profundamente como gastar a sua verba de publicidade. Claro que isso fica mais fácil se você puder contar com profissionais experientes e que entendem as estratégias necessárias para desenvolver um Marketing Digital mais efetivo para a sua marca.