Trade Marketing Digital
Quase todo mundo, antes de ir à uma loja realizar uma compra, faz uma pesquisa para saber como é o atendimento, qual a qualidade dos produtos, como é a política de troca etc. Com o comércio online, a pesquisa pode ser mais ampla. Dentro do próprio site existem as opiniões de quem já comprou, por exemplo.
Ao colocar o endereço do site no Google aparecem as reclamações, os casos de mau atendimento, a taxa de resolução dos problemas ocorridos na compra e toda uma série de informações que podem dar uma ideia de como será a sua experiência de compra.
Por exemplo, alguns sites apresentam problemas de segurança na hora de fechar a transação. Isso pode acarretar o bloqueio do seu cartão de crédito… uma dor de cabeça que pode ser chata de resolver junto à operadora.
Então, o Trade Marketing Digital tem um desafio de tornar a experiência do consumidor mais agradável, eficiente e engajadora. Por que sites como o da Amazon vendem muito e conseguem fidelizar o cliente? Porque oferecem qualidade, rapidez na entrega e preço razoável numa navegação intuitiva e funcional.
Mas, como fazer com que a experiência do seu consumidor seja tão boa ao ponto de ele sempre voltar a comprar com você?
O primeiro passo é sempre fornecer as melhores e mais corretas informações sobre o produto que você está vendendo. As fotos e os vídeos devem ser claros e trabalhar com o produto real. Dimensões, peso, voltagem, componentes… tudo deve estar muito bem explicado numa ficha técnica fácil de se entender.
Você também pode pedir ajuda para os clientes que já compraram o produto e solicitar que descrevam a sua experiência, agregando essas informações às que você já disponibiliza. Muitos sites que trabalham com Marketplace fazem isso.
Outra estratégia que faz parte do Trade Marketing Digital é focar sempre na experiência do cliente. Tudo o que é preciso para se fazer a compra deve estar bem explicado e fácil de se entender. Coloque-se no lugar do consumidor e tente fazer com que a experiência de compra seja o mais próximo possível de uma compra numa loja física.
Outra coisa essencial é monitorar o que a concorrência está fazendo. Se viu alguma estratégia que pareça interessante, estude como ela se adaptaria ao seu negócio ou produto. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e bem-informados. Aposte nisso. Eles também estão navegando em sites concorrentes e só vão fechar a compra naquele que, de fato, oferecer a melhor experiência e satisfação.
Mais uma estratégia é investir num design de interface que seja bonito, atraente, funcional e visualmente agradável. Numa loja física você não vê uma vitrine bagunçada ou que não exponha adequadamente os produtos. No site é a mesma coisa.