Quanto investir em Marketing Digital?

Uma das maiores dúvidas de quem tem um negócio é de quanto deve se investir no digital.

Eu diria que sempre é hora de se começar um trabalho de marketing digital, mas antes é preciso tirar algumas dúvidas que fazem toda a diferença:  Quanto dinheiro eu devo investir em marketing digital? Quanto deve ir para anúncios no Google Adwords? Quanto devo investir em criação de conteúdo? Quanto deve ir para as redes sociais? 

São muitas dúvidas, principalmente sobre a quantidade necessária para se investir. Quem está começando um novo negócio, seja online ou off-line, chega a sofrer bastante sem essas informações.

Algumas coisas precisam estar muito bem dimensionadas, como o faturamento, por exemplo. Se você não sabe exatamente qual o seu faturamento, como saberá o quanto pode ser investido em Marketing Digital?!

O cálculo do faturamento deve ser feito com cuidado: é importante analisar o faturamento mensal e verificar se ele vem crescendo ou caindo em comparação com o ano anterior. Muitos empresários esquecem que vivemos tempos de oscilação de mercado e nem sempre olham o histórico.

A lucratividade deve ser calculada conforme a porcentagem do faturamento que fica com a empresa, e pode ter uma variação muito grande dependendo do tipo de negócio e da quantidade de funcionários.

O ideal é pensar que a lucratividade é aquilo que sobra depois de subtrair as receitas das despesas. Mas, é bom lembrar que investimento em marketing também pode ser considerado uma despesa. Assim, a sua projeção precisa considerar que estes investimentos existirão, mas ao mesmo tempo podem trazer novas receitas.

O segundo ponto importante é a percepção da marca. Sua marca é líder de mercado? Onde ela está em relação à concorrência? Sua empresa e seu produto já são conhecidos?

Empresas que estão começando devem investir mais em Marketing Digital. Empresas já consolidadas podem investir um pouco menos. Mas, o importante é lembrar que todas devem investir. No mundo atual, quem está fora do digital também pode ficar fora de muitos bons negócios! Conhecer a concorrência também é fundamental para você traçar a melhor estratégia de investimento digital. 

Mas, afinal, quanto se deve investir? Especialistas recomendam que, se sua empresa já é conhecida e consolidada, você pode investir algo entre 6 e 12% do faturamento. Se a sua empresa está começando, esse índice deve ficar entre 12 e 20% do faturamento. Mas, é bom lembrar que essas são estimativas genéricas e que o melhor mesmo é saber muito bem quanto e onde investir!

A grande vantagem do Marketing Digital é que tudo nele pode ser medido e possível de se calcular. Entre todas as ferramentas de mensuração, a mais importante de todas é a do Google Analytics. Com base nos dados do ROI (retorno sobre investimento), podemos avaliar o retorno de cada canal, de forma única, e aproveitar um momento de alto retorno dobrar o investimento naquele canal ou campanha. 

Dobrar, sim! Muitas empresas cometem o erro de investir um valor em anúncios e outras estratégias e, diante de um bom resultado, continuam investindo a mesma quantia. O ideal é investir ainda mais.