O poder do Marketing Digital

Chega a ser impressionante que, nos dias de hoje, ainda existam aquelas pessoas que duvidam do poder do Marketing Digital. Por ser muito diferente do Marketing tradicional ou porque ainda existem pessoas que não conseguem perceber o quanto o mundo mudou, existe essa dúvida… Será que funciona mesmo? As ações não se perdem no meio de tanta informação digital que todos nós recebemos todos os dias?

Claro que existe muita diferença entre o Marketing Digital e o tradicional, a começar pela segmentação do público. No tradicional você tem que fazer pesquisa, estudo de audiência etc. No digital, você já tem sistemas próprios que ajudam você a mensurar o público de maneira quase cirúrgica.

Mas, será que isso faz mesmo diferença? Será que, com tanta tecnologia, não seria mais viável se aprimorar as ferramentas e técnicas para dar mais “corpo” para o marketing tradicional? Alguns casos mostram que o Marketing digital veio para ficar e que ele realmente funciona. Então, separei aqui alguns casos de sucesso para exemplificar!

Quem lembra da campanha da cervejaria Heineken na final da Champions League? Ela convidou alguns homens para assistirem a final numa festa, mas eles não podiam levar as namoradas e esposas. Ao mesmo tempo, as namoradas e esposas que eram fãs de futebol foram levadas para Milão para assistir ao vivo a final, sem que os companheiros soubessem.

A repercussão nas redes foi enorme e a ação foi uma das mais bem sucedidas dos últimos anos. Ajudou, inclusive, a deixar claro que mulheres também gostam de cerveja e futebol.

Outro caso sensacional é o de reposicionamento da marca das sandálias Havaianas. Identificados com o público trabalhador da classe C, os famosos chinelos acabaram se revelando um item que todo mundo tem e usa, em vários momentos. Com a comprovação disso na mão, as Havaianas criaram um novo slogan: “todo mundo usa”! e passaram a fazer uma comunicação mais jovem, mais colorida e mais vibrante.

Foi um sucesso nas redes e também trouxe um ganho espetacular para a marca, que começou inclusive a criar novos modelos de chinelos, com estampas de cultura geek, paisagens etc. Afinal, se todo mundo usa, tem que existir um modelo para cada um…

Para que uma marca vire um case de sucesso no Marketing Digital, é preciso que a campanha converse com o público, muitas vezes de maneira carinhosa.
A campanha do banco Itaú “leia para uma criança” é um desses exemplos. Uma campanha humana, simpática e com impacto social. Com essa campanha, o Itaú doou mais de 3 milhões de livros para crianças carentes.

Imagina o ganho social que uma campanha dessas não traz para uma instituição que, geralmente, não é vista com bons olhos pela maioria do público, uma vez que ganha sempre muito dinheiro todos os anos.

O fato de as campanhas digitais terem um alcance gigantesco, faz com que algumas acabem viralizando e atraindo para si alguns valores que nem mesmo o produto possui. Às vezes, a campanha nem quer vender o produto.

Um bom exemplo disso é a campanha do sabonete Dove, que só usava mulheres reais nas suas peças e vídeos. Algumas em forma de depoimentos. Foi também um grande sucesso nas redes e trouxe um novo posicionamento para a marca.

E, é bom lembrar, com um custo menor do que no Marketing tradicional, onde veicular em TV e jornal, por exemplo, é infinitamente mais caro do que fazer uma campanha apenas digital.

Agora, é claro que, na hora de você colocar a sua marca ou o seu nome numa campanha digital, é bom chamar quem entende para ajudar você! Se você puder contar com profissionais experientes e que entendam as estratégias necessárias para desenvolver um Marketing Digital mais efetivo para a sua marca, vai ficar bem mais fácil, amanhã, ter seu nome associado a um case de sucesso.