Não existe fórmula mágica
Com a banalização do Marketing Digital, muitas pessoas que entendem um pouco dos mecanismos das plataformas como Google Ads e Facebook saem anunciando fórmulas mágicas que acabam se resumindo a fazer anúncios online, comprar links patrocinados ou mandar email marketing.
Tudo isso é válido, mas resumir o Marketing Digital a essas ações pode trazer junto a insatisfação do cliente, uma vez que são ações de promoção e que precisam de investimentos constantes e cada vez mais altos para trazer os mesmos resultados.
Não é possível se fazer um bom trabalho de Marketing Digital se não for feita uma análise prévia das estratégias de marketing da empresa que já existem, para que haja o alinhamento de ambas. Isso porque, na verdade, Marketing Digital é o mesmo bom e velho Marketing, só que voltado para o mundo virtual.
Então, é preciso se conhecer muito bem o seu produto, os concorrentes, o público-alvo e a situação atual da empresa, tanto no universo digital quanto na realidade. Sem isso, não se pode propor nenhuma ação. Além disso, é necessário avaliar o porte da empresa e adequar as estratégias.
O grande erro da maioria dos profissionais é achar que não precisa de conhecimento teórico, além de muita criatividade, um bom método de trabalho e experiência prática na área. Um olhar crítico e uma mente aberta para inovar, sem perder o foco nos pontos mais importantes: o resultado final e o retorno financeiro para o cliente.
Por outro lado, o cliente precisa entender que uma boa estratégia de Marketing Digital não trará resultados do dia para noite. São necessários investimentos no curto, médio e longo prazos, além do acompanhamento e análise dos resultados destas ações. Com base nesses dados, são feitos os ajustes finos, para que as ações se tornem cada vez mais eficazes.
Atualmente, uma área do Marketing Digital que vem ganhando muito destaque é a de Content Marketing, ou Marketing de Conteúdo, também conhecido por InBound Marketing. Na realidade, todas as empresas que pretendem manter-se competitivas no universo digital, inevitavelmente, têm que adotar esta estratégia.
O próprio Google tem enfatizado a importância de as marcas gerarem conteúdo relevante e de qualidade e que seu sistema de buscas irá privilegiar cada vez mais essa iniciativa em seus resultados. Essa estratégia é totalmente oposta à comprar mídia e links patrocinados e simplesmente tentar empurrar seu produto ou serviço para os seus clientes.
Essa estratégia está perdendo eficiência a cada dia. Hoje, é necessário educar e engajar o seu consumidor sobre o mercado de atuação da sua empresa e os benefícios do seu produto ou serviço para ele e para a comunidade onde está inserido.
É preciso contar histórias e emocionar. As pessoas estão cada vez mais exigentes e as empresas que entenderem isso e transformarem as dúvidas, objeções, medos e sonhos desses clientes em conteúdo explicativo, atrativo e de qualidade, com certeza vão se destacar dos seus concorrentes.
O importante é saber que não existe milagre em Marketing Digital ou uma fórmula que funcione pra todo mundo. Aparecer em primeiro lugar do Google é ótimo, ainda mais se for nos resultados orgânicos (aqueles em que você não paga para aparecer no topo da página), mas é melhor ainda quando você constrói uma presença digital sólida, com diversificação de estratégias e canais de comunicação, valorização da sua marca e engajamento do seu consumidor. Isto, sim, traz retorno à sua empresa!