Marketing Digital

Às vezes as pessoas se perguntam sobre Marketing Digital e os ”novos formatos” de mídia. Antes de mais nada, é preciso entender que isso diz respeito quase que exclusivamente a duas coisas: as mídias digitais e o marketing. 

E o motivo é só um, a Internet é onde o público realmente está! Obviamente, onde estão, também, os consumidores, telespectadores, ouvintes, leitores, produtores de conteúdo… enfim, todo mundo. Quem não está na Internet hoje, não existe.

Então, a gente não pode pensar em publicidade, propaganda e o marketing fora desse cenário. O problema é que as empresas precisam conhecer esses novos formatos para que possam escolher direito quais aqueles que se encaixam, ou conversam melhor, com o seu tipo de negócio.  

Os serviços de streaming já caíram no gosto do público, então, um dos novos formatos é a plataforma de streaming Over The Top (OTT). Além de poder ser visualizada em celulares, tablets, PCs, videogames e smart TVs, uma das vantagens dessa estratégia é que ela atinge um grupo específico, ou seja, o assinante daquele serviço. Não interessa se o serviço é de áudio ou vídeo, as empresas podem criar estratégias para levar o assinante até o seu negócio, com a probabilidade de um baixo índice de rejeição. A pessoa escolhe o que ver e onde ver, então, quando a publicidade entra nessa escolha dificilmente vai ser rejeitada.

Um outro novo formato interessante de se explorar não é tão moderno. O cross media mistura publicidade online com offline, deixando o digital apenas como parte da estratégia. Claro que a estratégia de campanha precisa fazer a ligação entre os dois tipos de mídia, integrando a mensagem para que ela chegue com muito mais consistência ao consumidor. É quando a pessoa esbarra na mensagem na rua, sendo que ela já viu isso no celular, na TV, na Internet…

Os assistentes de voz são recursos muito utilizados pelas pessoas atualmente, então, também são um dos novos formatos que podem ser explorados pelo marketing. O único cuidado é não impor a mensagem, mas deixar que o consumidor controle o processo e decida quando ele quer ser exposto à marca.

Outra coisa que se pode fazer hoje é produzir conteúdo para os clientes. É uma nova maneira da sua marca aparecer no ambiente virtual de forma positiva. Vídeos, lives e outros formatos, vão muito além de postar imagens e textos! Oferecem informação, entretenimento, conteúdo e, sem dúvida, são caminhos de conquista mais tranquilos e que vão permitir transformar a marca em algo mais, é o que a gente chama de brand entertainment. 

Mas ainda existem muitas outras opções, inclusive até o uso da Inteligência Artificial ou coisas mais sofisticadas como aquelas plataformas que controlam a movimentação dos usuários. Tudo isso faz com que o Marketing e a Publicidade tragam novos desafios. Então, hoje, a gente tem que estar sempre estudando, vendo, lendo e acompanhando as tendências para poder oferecer o melhor tipo de estratégia.