Marketing de Conteúdo 

Não sei se vocês já ouviram falar em InBound Marketing, mas é uma das modalidades que mais apresentam resultados para as empresas atualmente. Na verdade, é aquilo que muita gente chama de Marketing de conteúdo ou, simplesmente, conteúdo. Uma palavra e um conceito que acharam a sua verdadeira vocação na Internet hoje em dia. E, com pelo menos uma ampla vantagem: é até 62% mais barato do que o Marketing tradicional, além de gerar muito mais retornos positivos.

Na verdade, o InBound Marketing é o tipo de estratégia que permite criar e compartilhar conteúdo. Empresas que monitoram e pesquisam as redes afirmam que negócios que usam o InBound Marketing conseguem gerar 67% mais leads do que as empresas que não usam esta estratégia.

Uma das principais disputas da Publicidade e do Marketing hoje é justamente na captação de leads, ou seja, conseguir chegar naquela pessoa que demonstrou interesse na sua empresa ou serviço. Para capturar leads é preciso atrair essas pessoas de alguma forma. Uma das ferramentas mais eficazes para isso é o InBound Marketing.

As estratégias podem ser as mais variadas e simples, por exemplo, criar um blog. Segundo a WebDam, as empresas B2B que possuem blogs geram 67% mais leads do que as empresas que não o têm e profissionais de marketing que resolveram trabalhar com blogs têm 13 vezes mais chances de obter retorno positivo.

Como preferem focar na informação e não nos anúncios, as estratégias desse tipo de Marketing podem estabelecer um “diálogo” com o consumidor. Aliás, é justamente essa possibilidade que leva o público-alvo até você. Por isso que o InBound Marketing também é chamado de “Marketing de Atração”. E, também por isso, às vezes, o profissional de marketing tradicional pode não ser o mais indicado para estabelecer esse tipo de estratégia.

A partir do momento que o InBound Marketing prefere oferecer informação ao invés de persuasão, também atrai profissionais que não necessariamente transitam na Publicidade. Por exemplo, é muito melhor ter um bom jornalista para produzir conteúdo do que um publicitário. Ou seja, o futuro do marketing pode não estar necessariamente atrelado à Publicidade, que sempre foi uma das áreas responsáveis pelo Marketing, mesmo que indiretamente.

E a geração de conteúdo está no horizonte do futuro da Publicidade. O Marketing tradicional costuma interromper a experiência do usuário, como aqueles anúncios que entram no meio do vídeo que você está vendo. Essas interrupções, as janelas que abrem no celular ou computador sem que você queira, os cookies etc. não acontecem no InBound Marketing.

Você pode oferecer informações relevantes e originais sem interromper o fluxo de interesse do usuário. Pelo contrário, você está atraindo ele para a sua marca e transformando aquele usuário num potencial cliente. Agora, como o seu conteúdo pode ser disponibilizado para essas pessoas?

Assim como todo mundo, quando você tem um problema, procura um produto ou serviço na Internet que possa ser a solução. Na verdade, você está buscando informação e, em 100% dos casos, no Google.

Então, o jeito mais fácil de oferecer o seu conteúdo é colocando informações sobre ele na rede. Aqui você pode criar um hotsite, uma landing page, um blog, um perfil numa rede famosa… tudo isso vai servir para atrair o seu público.

Quando esses mecanismos atraírem potenciais clientes, você já pode tentar fazer a conversão desses leads. Aqui, você vai trocar informações básicas de cadastro como e-mail e telefone, por exemplo, por um canal direto entre essa pessoa e a sua empresa.

Com uma lista de contatos na mão, chegou a hora de você alimentar essas pessoas com mais conteúdo como, por exemplo, através de e-mail marketing. Essa é a etapa de qualificação dos leads, ou seja, a hora de separar o joio do trigo. É que nem todos os que foram atraídos pelo seu conteúdo, na verdade, serão seus clientes.

Se, depois de tudo isso, você conseguiu vender o seu produto ou serviço, agora é a hora de fidelizar esses clientes e garantir novas vendas no futuro. Um bom cliente volta a comprar, mas também a recomendar o seu produto.

Basicamente, é assim que essa geração de conteúdo vai funcionar.