Internet e o Marketing

Muita gente diz que o Facebook está ultrapassado, que muitos usuários foram para o Instagram e que agora estão migrando novamente para o Tik Tok etc., mas vocês sabiam que três milhões de anunciantes usam o Facebook pra chegar no seu público?

Parece pouco, né? Mas, olha só: Cinco meses depois de abrir a sua plataforma de anúncios, o Instagram já tinha ultrapassado a marca dos 200 mil anunciantes. 

Hoje, 93% das decisões de compra são influenciadas pelas mídias digitais, sem falar que o orçamento dessas mídias deve simplesmente dobrar nos próximos cinco anos. Tudo isso é só uma mostra do poder da mídia e do marketing digital hoje em dia. 

Praticamente, o Marketing Digital mudou a maneira como as empresas utilizam a tecnologia na promoção de seus negócios. O termo tem se tornado mais popular à medida que as pessoas passaram a utilizar mais dispositivos digitais no processo de compra, seja para pesquisarem sobre os produtos, seja para fazer a compra em si.

Por exemplo, 87% dos usuários de Internet, agora, possuem um smartphone.

Para se ter uma ideia de como isso tudo mudou no processo de compra, basta dizer que, antigamente, quase todas as informações que nós tínhamos sobre produtos e serviços estava na mão das empresas que ofereciam esses produtos.

Ou seja: para saber sobre um produto ou serviço, você tinha que ir até o vendedor, que provavelmente “puxaria a sardinha” para o lado da empresa em vez de fornecer informação isenta sobre as soluções.

Hoje, a Internet possibilita que o consumidor tenha um papel mais ativo nesse processo. Em números, significa dizer que 60% do processo de compra já foi realizado antes mesmo de o consumidor entrar em contato com o vendedor.

Mas, apesar de parecer desafiador, o Marketing Digital é, na verdade, uma enorme oportunidade para as empresas reforçarem sua marca e multiplicarem suas oportunidades de negócio, já que, cada vez mais, a Internet vai fazer parte da vida das pessoas.

A verdade é que não deve existir publicidade e nem negócio fora da rede nos próximos anos. Assim como quase todos os profissionais estão tendo que se adaptar à invasão da tecnologia naquilo que já fazem há muitos anos, a maneira de vender, de convencer e de lucrar também está mudando… e rapidamente.

O consumidor de hoje, por exemplo, não é fácil de ser convencido. A mesma rede que o atrai também serve para que ele boicote determinada marca, “cancele” determinada empresa e faça campanha contra ela. Além disso, as empresas hoje têm obrigação de serem ecologicamente corretas.

A rede que dissemina o Marketing Digital também é a rede onde todos podem buscar mais informação, consumir essa informação e também gerar mais informação a partir disso. Qualquer um pode ter um perfil numa rede, um canal de vídeo, um blog etc. E achando o seu público, pode viralizar e se tornar, ele mesmo, também um negócio.

É uma realidade totalmente diferente de tudo o que nós conhecíamos. E o Marketing Digital é a mola que vai impulsionar tudo isso, de uma certa forma.

Até por isso, o Marketing Digital tem muitas frentes de atuação, como Marketing de Conteúdo, E-mail Marketing, redes sociais etc. o que aumenta seu alcance e influência no processo de compra dos consumidores. Agora, se você não consegue entender direito esse novo mundo, a melhor solução pode ser contratar uma agência ou plataforma de negócios que já tenha uma equipe preparada para lidar com essa nova realidade digital.