Desafios do Marketing Digital
Ninguém duvida de que estamos na era virtual para ficar. Para a Publicidade e o Marketing é uma transformação que não tem volta. Se antes, a revolução veio pela forma como se produzia, hoje em dia ela vem centrada na informação. E tudo vai ser determinado pela maneira como nós vamos usar essa informação.
Com o Marketing Digital não é diferente. Não é porque ele está dentro da nova realidade do mundo que não tem também os seus desafios. No meio digital praticamente tudo é baseado em dados. Mas, assim como acontece com a informação, se esses dados não forem contextualizados não passam de números ou informações frias.
Para que as empresas possam se beneficiar do Marketing Digital, elas precisam de profissionais que sejam capazes de mensurar e contextualizar as informações e os dados que possam fazer essa empresa crescer, mas, hoje em dia, isso não é nada fácil.
Um dos primeiros desafios dos profissionais de Marketing Digital, sem dúvida, é superar o excesso de informação a que os consumidores são expostos todas as horas, todos os dias, todas as semanas, com um volume e uma saturação de informação nunca antes vista na história humana.
Já temos estudos que mostram que a quantidade de informação que uma pessoa que tenha vivido na Idade Média e morrido aos 55 anos é MENOR do que a quantidade contida numa única edição de domingo de um jornal impresso de grande circulação, por exemplo. Isso é uma coisa que a humanidade nunca viveu. O mundo tem hoje mais de quatro bilhões e meio de internautas! É mais da metade da população do planeta!
Ou seja, a saturação de informação é uma verdade. É tanta informação que chega que é impossível se processar todas ou até boa parte delas, muitas sem a mínima relevância! Então, o internauta, que também é o consumidor do Marketing Digital, vai ser cada vez mais seletivo e criterioso na hora de “comprar” uma informação.
Uma das facilidades do meio digital é, justamente, poder ignorar muitas mensagens. O usuário está no controle e tem o poder de decidir, então, o primeiro desafio é encontrar uma maneira de interagir com o seu público da maneira que eles preferem.
Por isso, quem faz Marketing Digital tem a obrigação diária de pensar em estratégias para impactar o público-alvo de seus clientes, “driblando” toda essa saturação.
Criar canais de comunicação como chats online, e-mail marketing, sites, blogs etc. ajuda a entender onde estão os seus consumidores e, também, a estabelecer uma real conexão com eles. A consequência mais direta disso é conseguir entregar mensagens mais agradáveis, persuasivas e que estejam classificadas como o tipo de informação que o seu cliente não vai descartar no meio de tanta informação que ele recebe.
Outro grande desafio para quem faz Marketing Digital é mudar a estratégia de fazer uma mensuração geral de campanha para uma muito mais específica e contextual.
É preciso, por exemplo, analisar qual a melhor combinação de mensagem, canal e produto que está estimulando um determinado segmento de consumidores a comprar. A análise desse tipo de combinação vai mostrar para o anunciante como a campanha está sendo pensada e como ela pode contribuir para melhorar a performance da marca, detalhando as abordagens de marketing que estão funcionando.
Uma campanha pensada em detalhe leva a entender como o gasto com anúncios movimenta a receita, como se pode usar os dados de forma efetiva, inclusive para orientar próximas campanhas; fornecer informações que façam diferença, por exemplo, as marcas precisam avaliar o tráfego e os picos de vendas para entender o que leva os consumidores a comprar.
Mas, existem outras coisas importantes para que o Marketing Digital se sobressaia. Uma delas é a capacidade de gerar informação de valor com respeito à privacidade dos consumidores. Aqui, a LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados, regulamenta a coleta de dados individuais e protege a privacidade, mas não consegue impedir totalmente a invasão ou roubo, apesar das punições impostas.
Por isso, é preciso adotar uma abordagem diferente para gerar experiências mais relevantes e obter uma melhor resposta. Além do apoio tecnológico para garantir o máximo de segurança, é fundamental se estruturar de forma a permitir o máximo de humanização na experiência do cliente.